A formação das lesões envolve diferentes fatores, a exemplo de alterações hormonais, maior produção de sebo e colonização microbiana.
O quadro clínico da acne vulgar é variável, em geral com aumento da oleosidade e lesões de pele no rosto, dorso e tórax. As lesões incluem comedos (cravos), pápulas (lesões elevadas, sólidas e em geral avermelhadas), pústulas (lesões com pus), nódulos e cistos. Tais lesões podem levar a formação posterior de cicatrizes.
Um aspecto importante da acne é seu possível impacto psicológico e na qualidade de vida do paciente, o que reforça a importância do seu tratamento precoce. Inclusive, uma das formas principais de prevenção das cicatrizes é o tratamento adequado e precoce da acne. O tipo de tratamento varia de acordo com a intensidade e localização das lesões, além da idade e outras características individuais do paciente. Opções de tratamento incluem medicações tópicas, como géis e cremes, e orais, como antibióticos, tratamento hormonais e isotretinoína. Vale lembrar que o dermatologista é o especialista indicado para diagnóstico, escolha de tratamento e acompanhamento de pacientes com acne.
© 2022 Clínica Hofbauer / São Paulo - SP - Fone: (11) 4323-2969.
Responsável Técnico: Dr. Paulo Roberto Gonçalves Parra - CRM 129.381
Razão social: Dermah, excelência em dermatologia LTDA - CNPJ: 15.523.229/0001-88
Site desenvolvido e otimizado por Glogs - Agência Digital