Alopecia Androgenética

Devido à função social e de autoafirmação que o cabelo exerce, a primeira pergunta dos pacientes ao iniciarem a consulta tricológica é:

Vou ficar careca?

A visualização do afinamento progressivo dos fios, e a percepção de familiares afetados com calvície, gera muita ansiedade e preocupação nesses pacientes.

Alopecia Androgenética

A calvície, também chamada de alopecia androgenética ou, quando acomete as mulheres, alopecia de padrão feminino, é uma das doenças de couro cabeludo mais comuns e a principal causa de procura por consulta tricológica especializada.

A calvície é uma doença do couro cabeludo de origem genética. Pacientes com predisposição familiar para esse tipo de alopecia, apresentam folículos (estruturas que produzem os fios) sensíveis ao hormônio masculino testosterona, que leva ao afinamento e queda progressivos dos fios. Dessa forma, essa condição é mais comum nos homens, mas também podem ocorrer nas mulheres, com início do quadro após a puberdade na maioria dos casos.

O afinamento progressivo dos fios de cabelo, leva à diminuição do volume a aumento da visualização do couro cabeludo seguindo um padrão específico. Nas mulheres, essa alteração é percebida inicialmente com aumento da espessura da risca divisória do cabelo, e diminuição da espessura do rabo de cavalo, que fica cada vez mais evidente com a progressão da doença. Os homens podem apresentar a rarefação da região temporal, as famosas entradas, e também falha na região da coroa.

Na ausência de tratamento a doença continua progredindo, e por ser um distúrbio de caráter genético, não há cura. O seguimento com o tricologista é importante para avaliar o grau e a forma de apresentação dessa calvície, e os melhores tratamentos indicados de maneira individualizada para cada caso para evitar a progressão da doença e melhorar o volume dos fios.

Todas as médicas da nossa clínica são qualificadas para o atendimento de queixas capilares. Para casos mais graves, recomendamos agendamento da consulta com Dra Maria Júlia Verussa ou Dra Adriana Rochetto, dermatologistas responsáveis pelo setor de tricologia da Clínica Hofbauer.