botox

Botox: como funciona e quando é o momento de aplicar o Botox Facial?

Botox é um ótimo procedimento para tratar as rugas, mas você sabe como funciona e quando aplicar?

Com o passar dos anos, sentimos muitas mudanças na nossa pele, principalmente a partir dos 30 anos, começam a aparecer alguns sinais de envelhecimento como as linhas de expressão, as famosas rugas.

Vários fatores influenciam no aparecimento das linhas de expressão, tanto fatores genéticos quanto exposições ambientais, como exposição solar e tabagismo, por exemplo. Como para muitas pessoas as rugas são motivo de descontentamento e de diminuição da auto estima, a cosmiatria ganhou bastante espaço trazendo procedimentos minimamente invasivos que conseguem suavizar e prevenir alguns aspectos do processo de envelhecimento da pele.

Entre os procedimentos da dermatologia estética, o mais famoso para amenizar rugas e linhas de expressão é o botox. Procedimento consagrado por resultados muito satisfatórios e rapidamente notáveis.

Mas você sabe como funciona esse procedimento e quando deve começar a aplicação? Neste artigo, respondemos algumas dúvidas frequentes sobre esse tratamento. Confira.

O que é o Botox?

O botox é um nome comercial da substância toxina botulínica. Essa toxina tem a capacidade de inibir estímulos neurais que geram a contração dos músculos, acarretando em um relaxamento muscular.

Quando aplicada em pontos estratégicos nos músculos da face, causa o relaxamento dos mesmos, o que tem como consequência, a suavização das linhas de expressão que são causadas pela ação desses musculos.

A aplicação de botox gera diminuição do movimento na região aplicada, o que auxilia no tratamento de rugas dinâmicas e linhas de expressão, como pés de galinha, rugas da glabela e linhas horizontais na testa.

Como aplicar Botox?

Durante o procedimento de aplicação do botox, a toxina botulínica é injetada em pontos específicos do rosto que possuem maior intensidade de movimento, como a testa, a glabela (região entre as sobrancelhas) e a região da lateral dos olhos.

Para um resultado ótimo, a avaliação das características de contração muscular e sua intensidade são primordiais. Os pontos de aplicação e a quantidade devem ser sempre individualizados.

É um procedimento que tem baixo risco quando bem realizado por um profissional qualificado.

agende sua consulta

Aplicação de Botox: Como funciona na prática?

A aplicação do botox é um tratamento seguro e rápido, sendo que cada sessão possui, em média, um tempo estimado de 30 minutos. O procedimento inicia-se com a higienização do local de aplicação e a injeção da toxina botulínica é feita por meio de uma agulha fina. Se necessário, uma anestesia local em pomada pode ser aplicada para amenizar qualquer desconforto do paciente.

Apesar do botox começar a agir 48 horas após o procedimento, é após 15 dias que o efeito final pode ser verificado, momento esse em que é indispensável um retorno ao dermatologista para verificar o resultado e se há a necessidade de retoque para que o efeito almejado seja alcançado.

A duração do botox varia entre 4 e 6 meses, sendo necessária uma nova aplicação para que o resultado alcançado seja mantido.

Além de auxiliar no rejuvenescimento facial através da suavização de rugas e diminuição das linhas de expressão, o botox também pode ser indicado para outros tratamentos, como:

  • redução de produção de suor;
  • auxílio no controle do bruxismo;
  • melhora do sorriso gengival;
  • melhora do contorno facial melhora das linhas do pescoço.

Quando é o momento de aplicar botox facial?

Como não há exatamente uma idade específica para iniciar o tratamento de aplicação de botox, existem duas vertentes na sua aplicação, a corretiva e a preventiva.

Botox Corretivo

O procedimento de botox corretivo destina-se aos casos em que rugas dinâmicas e linhas de expressão já podem ser notadas, usualmente presentes em pessoas com idade a partir dos 40 anos.

Nesse caso, o botox é utilizado para amenizar a presença de pés de galinha, linhas horizontais na testa, rugas na área ao redor dos olhos ou da glabela, mas não necessariamente será eficaz para a supressão total dessas marcas.

Botox Preventivo

O procedimento de botox preventivo é indicado para pessoas a partir dos 25 anos, quando o processo de envelhecimento da pele se inicia e as linhas de expressão só são notadas quando o paciente realiza expressões faciais.

Ao realizar aplicações de botox de forma preventiva, entende-se que não há marcas da idade aparentes na paciente, sendo essas inserções necessárias para evitar que apareçam rugas e linhas de expressão mais profundas, de difícil suavização.

Para que Serve o Botox?

O botox é um tratamento seguro, moderno e eficiente, podendo ser indicado tanto para tratar rugas e linhas de expressão salientes quanto de modo a prevenir que essas apareçam, prolongando o efeito jovial por mais tempo.

Mas apesar de ser um tratamento tranquilo, o botox só pode ser aplicado por um profissional qualificado e posterior a uma consulta com um médico dermatologista, apto para indicar se o procedimento será eficiente e como deve ocorrer, além de ser o responsável por uma aplicação segura, com resultados positivos.

Botox em SP: Clínica Especializada

A Clínica Hofbauer está localizada em São Paulo, possui dermatologistas especializadas para diversos tratamentos, inclusive o botox, por isso, agende uma consulta para saber o procedimento mais indicado para alcançar um rosto jovem e harmonioso.

Agende sua
consulta
Entre em contato conosco pelo link abaixo
Clínica Hofbauer - Dermatologia em São Paulo
Localização
R. Mato Grosso, 306, cj 514, Higienópolis, São Paulo.
Horário de Funcionamento
Segunda à Sexta: 08h00 às 20h00
Contato
(+55 11) 4323-2969
(+55 11) 4323-2964
(+55 11) 2114-6220
(+55 11) 94368-3477

© 2022 Clínica Hofbauer / São Paulo - SP - Fone: (11) 4323-2969.
Responsável Técnico: Dr. Paulo Roberto Gonçalves Parra - CRM 129.381
Razão social: Dermah, excelência em dermatologia LTDA - CNPJ: 15.523.229/0001-88

Site desenvolvido e otimizado por Glogs - Agência Digital 

Esse site segue as normas do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina