pele oleosa

Pele oleosa: o que pode ser feito para reduzir a oleosidade e evitar espinha

Você sabe quais são as consequências de uma pele oleosa? Entenda como evitá-las.

A pele oleosa pode causar muito desconforto para as pessoas, especialmente devido aos aspectos característicos de quem as tem. Além disso, uma pessoa com excesso de oleosidade na pele pode estar propensa a desencadear algumas doenças específicas, além de um grande desconforto estético devido à maior probabilidade de ter cravos e espinhas.

Por esse motivo, torna-se importante compreender as principais causas da pele oleosa, assim como, formas efetivas de cuidado e maneiras de reduzir as consequências ocasionadas por essa condição.

O que é pele oleosa?

A pele oleosa, conhecida também como seborreia, é o resultado da produção excessiva de sebo, produzido pelas glândulas sebáceas em nosso corpo. Diante disso, é importante salientar que o sebo em si faz parte do nosso organismo e é natural que ele seja produzido, entretanto, a pele oleosa em demasia, pode causar prejuízos para a qualidade da pele de uma pessoa. Então, algumas características podem ser mencionadas ao nos referirmos a oleosidade na pele, especialmente na região facial:

  • Brilho intenso na pele, salientando regiões centrais do rosto como testa, maçãs do rosto e até mesmo queixo;
  • Sensação de pele oleosa;
  • Sensação de ter uma pele mais pesada ou carregada;
  • Excesso de produção de sebo;
  • Dilatação dos poros.

O que causa oleosidade na pele?

Como exposto anteriormente, a oleosidade na pele está relacionada à produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas. Entretanto, há outros fatores que podem contribuir efetivamente para a intensificação dessa pele oleosa. Para exemplificar é possível mencionar o caso do aumento da produção de determinados hormônios como o cortisol, no qual pode ter sua estimulação aumentada devido à grande quantidade de estresse que podem acionar diretamente as glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo na pele.

Além disso, outros fatores podem estar relacionados como é o caso de uma alimentação desequilibrada, o uso de maquiagem sem o devido cuidado e proteção prévia, falta de cuidados com a pele (skincare) e, por último, mas de forma alguma menos importante, é necessário enfatizar que o excesso de lavagem do rosto pode contribuir para o aumento da oleosidade na pele. Isso ocorre porque ao lavar a face muitas vezes ao dia possibilita ao organismo o entendimento de que é necessário produzir ainda mais oleosidade, devido ao ressecamento causado pelas lavagens excessivas.

Quais são as consequências da pele oleosa?

Ter uma pele oleosa pode causar desconforto em muitas pessoas, principalmente ao terem como resultado a alteração da qualidade da pele e o surgimento de algumas características específicas, ocasionadas pelo excesso de oleosidade. Diante disso, saiba quais são as principais consequências da pele oleosa:

  • Cravos;
  • Espinhas;
  • Dermatite Seborreica;
  • Aumento das glândulas na região facial;
  • Maiores chances de inflamação na pele;
  • Dilatação dos poros;
  • Manchas na pele.

É importante enfatizar que ter oleosidade na pele não significa necessariamente que você terá todas essas consequências, mas as características da pele oleosa são sinais de que é necessário tomar cuidados específicos para que a oleosidade não se intensifique e gere ainda mais desconforto e até mesmo consequências para o seu rosto.

agende sua consulta

O que é bom para pele oleosa?

É possível que você esteja preocupada após descobrir as possíveis consequências de uma pele oleosa, mas não entre em pânico! Felizmente há soluções efetivas para isso. Se você possui pele oleosa ou até mesmo esteja sentindo as consequências dela, com o aparecimento de cravos e espinhas, saiba que há maneiras de cuidar disso e estamos aqui para explicar como isso pode ser feito.

  1. Evite lavar o rosto muitas vezes ao dia, pois 2 vezes é o suficiente;
  2. Ao decidir utilizar maquiagens, saiba que é importante ter uma rotina de cuidado prévia, pois os compostos químicos que constituem o produto que você usará na pele, pode ser agressivo e negligenciar esse cuidado pode ter como resultado uma maior produção de sebo na região facial;
  3. Use apenas produtos adequados para o seu tipo de pele;
  4. O uso de água micelar, géis de limpeza facial, hidratantes e máscaras podem ser úteis, desde que você consulte previamente uma profissional.

Ao levar essas dicas em consideração pode ter boas chances de reduzir a produção desnecessária de oleosidade na pele, evitando também a produção de indesejáveis espinhas.

É importante salientar que, cada tipo de pele exige um cuidado muito específico e atencioso.

Por esse motivo é de grande importância que você seja uma pessoa sempre atenta aos produtos e aos profissionais que você procura para cuidar da sua pele.

Não é qualquer tratamento ou substância que irá resolver o seu problema. Por isso, saiba que na Clínica Hofbauer você encontra profissionais extremamente qualificados e você pode agendar uma avaliação dermatológica para entender um pouco mais sobre a oleosidade em sua pele e como tratá-la.

Agende sua
consulta
Entre em contato conosco pelo link abaixo
Clínica Hofbauer - Dermatologia em São Paulo
Localização
R. Mato Grosso, 306, cj 514, Higienópolis, São Paulo.
Horário de Funcionamento
Segunda à Sexta: 08h00 às 20h00
Contato
(+55 11) 4323-2969
(+55 11) 4323-2964
(+55 11) 2114-6220
(+55 11) 94368-3477

© 2022 Clínica Hofbauer / São Paulo - SP - Fone: (11) 4323-2969.
Responsável Técnico: Dr. Paulo Roberto Gonçalves Parra - CRM 129.381
Razão social: Dermah, excelência em dermatologia LTDA - CNPJ: 15.523.229/0001-88

Site desenvolvido e otimizado por Glogs - Agência Digital 

Esse site segue as normas do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina