Conheça os principais tipos de mancha na pele
Você sabia que existe mais de um tipo de mancha na pele? Saiba quais são e como identificá-las!
Embora as manchas que aparecem na pele sejam semelhantes, é necessário conhecer cada tipo a fim de compreender o que elas podem significar. Ter manchas na pele não é incomum, entretanto, negligenciar o cuidado com elas pode gerar prejuízos significativos para a sua saúde. Além disso, o cuidado estético é importante se você deseja preservar uma boa aparência física.
Por esse motivo, é de supra importância que você conheça os principais tipos de manchas na pele para que seja possível identificá-las quando surgirem em alguma parte de seu corpo. Diante disso, você verá que existem diversos formatos, tamanhos e tonalidades, o que significa que elas não são as mesmas e ao possuírem características específicas irão exigir tratamentos e cuidados específicos também.
Por que há diferentes tipos de mancha na pele?
As manchas na pele representam uma hiperpigmentação que se localizam de forma centralizada em determinado lugar do corpo, diante disso, ela poderá ser formada de variadas maneiras, levando em consideração o próprio organismo de uma pessoa e como é realizada a produção de melanina e pigmentação naquela região.
Ao considerar esse fator, note que diversas serão as razões pela qual manchas na pele podem surgir, por esse motivo, é comum que existam diferentes cores, formatos e tamanhos. Nesse sentido, alguns fatores como:
- Doenças;
- procedimentos estéticos previamente realizados;
- idade; tonalidade de pele;
- exposição ao sol;
entre outros aspectos, serão os responsáveis pelos diferentes tipos de mancha na pele.
Além disso, a diferença na forma como a mancha é produzida em nosso corpo dará indícios do que ela pode significar. Será através disso que profissionais da área de dermatologia saberão se é um caso em que precisa de cuidados imediatos, exigindo maior urgência ou se é apenas consequência de anos de exposição solar e negligência no que se refere aos cuidados com a própria pele.
O que uma mancha na pele pode causar?
O fato de existir uma mancha na sua pele não significa necessariamente que algo danoso está por vir. Aliás, a mancha em si representa mais um sintoma do que o risco propriamente dito. Lembrando que será através dela que investigações clínicas poderão ser realizadas a fim de verificar se há um caráter maligno ou benigno naquela mancha.
Entretanto, se você negligenciar e ignorar essas manchas pode ser que elas causem alguns prejuízos a você, desde prejuízos estéticos para a sua própria autoestima quanto prejuízos para a sua saúde, pois ao perceber o aparecimento de manchas e não levar em consideração a importância de investigá-las, você poderá dar abertura para que possíveis doenças continuem a se desenvolver e os devidos tratamentos sejam deixados de lado.
Por esse motivo, enfatizamos a importância de agendar uma avaliação dermatológica.
Tipos de mancha na pele: diferença entre hipercromia e hipocromia
Como sabem, as manchas na pele estão relacionadas à pigmentação, diante disso, existem duas categorias: a hipercromia e a hipocromia. A primeira faz referência a hiperpigmentação da pele, originando uma tonalidade mais escura para as manchas. Um exemplo disso são as manchas causadas pela exposição solar ou até mesmo as manchas causadas por acnes e olheiras.
Por outro lado, a hipocromia diz respeito à baixa pigmentação, originando as manchas mais claras. Um exemplo de hipocromia são as micoses, que possuem uma tonalidade mais clara que outros tipos de manchas. Diante disso, como mencionado anteriormente, existem variados tipos de mancha na pele. Para compreender o que cada um significa, é importante em primeiro lugar saber quais são eles e suas principais características.
Quais são os tipos de mancha na pele?
Cloasma
São manchas escuras que aparecem no rosto por motivos como alterações hormonais ou excesso de exposição ao sol. No que se refere às alterações hormonais, as mulheres estão mais expostas a esse tipo de mancha, especialmente durante a gravidez.
Efélides
São comumente conhecidas como sardas e são caracterizadas pela aglomeração de pequenas células pigmentadas, possuem uma tonalidade mais clara e podem emergir devido a fatores genéticos e serem intensificadas com a exposição ao sol.
Manchas de acne
Como o próprio nome sugere, essas manchas surgem na pele devido à presença de acne, principalmente por causa de inflamações e falta de cuidados, no qual é deixada uma marca na pele que ao ser somada à exposição solar pode escurecer e manchar a pele, especialmente na região facial.
Manchas de olheira
Essas manchas ficam localizadas na região do rosto abaixo dos olhos, exatamente onde ficam as populares olheiras, possuindo uma tonalidade mais escura, destacando-se no rosto e podendo causar grande desconforto estético nas pessoas que a possuem.
Melanose Solar
É um tipo de mancha na pele de tom marrom podendo variar entre as tonalidades mais claras e escuras, sendo causadas pela exposição solar. Essas manchas podem aparecer nas regiões do corpo que estão mais expostas ao sol.
Melasma
Semelhante às características do cloasma, exceto pelo fato de que este último ocorre especialmente em mulheres devido à gravidez. Por outro lado, a melasma pode ser considerada qualquer tipo de mancha de pele caracterizada por uma alteração na pigmentação, possuindo um tom de manchas mais escuras. Micose A micose é um exemplo de hipocromia, devido às manchas possuírem uma tonalidade mais clara e esbranquiçadas. Ela é causada por fungos e precisa de cuidados dermatológicos.
Conclusão:
Cada tipo de mancha na pele exigirá um tratamento e um cuidado específico. É possível notar que há diversos nomes para essas manchas, desse modo, ter conhecimento a respeito deles é importante na hora de entender a sua queixa e a urgência de buscar um cuidado.
Muitas dessas manchas não oferecem grandes riscos à sua saúde, entretanto, algumas podem possuir sim um caráter maligno e serem indícios de câncer de pele. Por isso, conhecer os tipos de mancha de pele e se atentar a elas é de tamanha importância se você deseja ter uma boa qualidade de vida, segurança e bem-estar.
Não negligencie os cuidados e se restar dúvidas, será um prazer atender e cuidar de você, marque uma consulta!