Flacidez na Barriga: Qual o melhor tratamento para flacidez?
Uma das principais queixas estéticas atualmente, a flacidez na barriga pode ser tratada com auxílio da dermatologia.
Muitas pessoas apresentam a sensação de excesso de pele da região abdominal decorrente de uma gestação recente, do envelhecimento ou após o emagrecimento rápido.
Muitas vezes a flacidez não se relaciona somente à pele redundante, mas pode estar relacionada com a flacidez muscular ou mesmo a gordura localizada pinçável, aquela gordura mole que pode ser pinçada quando pegamos a barriga com as mãos.
A flacidez abdominal gera grande impacto na autoestima das pessoas, sendo um dos principais motivos de insatisfação com o corpo. Quem sente que a barriga está flácida muitas vezes busca uma solução para essa questão. Para os casos de flacidez na barriga, os tratamentos dermatológicos têm ganhado cada vez mais espaço e são considerados aliados eficientes para suavizar a flacidez abdominal. Entenda mais sobre o que pode causar a flacidez abdominal, formas de reduzi-la e como a dermatologia pode ajudar no tratamento.
O que pode causar a flacidez na barriga?
A pele é um órgão que mantém sua sustentação por meio do colágeno e a elastina, componentes comuns no organismo, mas que começam a ser produzidos em menor quantidade após os 30 anos, o que pode acarretar em perda da flexibilidade da pele, principalmente na região abdominal.
Além da idade, outros fatores também podem contribuir para o surgimento da flacidez na barriga, como a gestação, período em que a região abdominal ganha volume e, consequentemente, há uma maior distensão da pele. Após o parto, é muito comum que a pele não volte ao estado pré-gravídico, em especial quando houve grande ganho de peso, gestação gemelar ou múltiplas gestações.
Assim como o pós-parto, a perda rápida de peso após cirurgias bariátricas pode ocasionar a flacidez na barriga de difícil resolução devido à grande redundância de pele.
Hábitos pouco saudáveis como consumir muitos alimentos ultraprocessados, açúcares e frituras ou o tabagismo, também podem influenciar na diminuição da produção de colágeno, causando a flacidez na barriga.
A prevenção da flacidez abdominal está relacionada com hábitos que geram também mais saúde e qualidade de vida, assim, trata-se de uma questão que não é puramente estética.
5 dicas para combater a flacidez na barriga
A flacidez na barriga está relacionada à perda de colágeno, à falta de exercícios e a uma dieta pouco equilibrada. Por isso, para combatê-la, é interessante uma avaliação de como andam seus hábitos. Conhecer tratamentos dermatológicos podem ajudar caso a flacidez já esteja instalada.
Para amenizar a flacidez na barriga, foque em:
1. Melhorar sua alimentação
Principalmente após os 30 anos, ter uma alimentação balanceada, rica em fibras e proteínas, de modo a evitar o acúmulo de gordura na região do abdômen, pode ajudar a evitar e auxiliar no tratamento da flacidez na barriga.
2. Fazer atividades físicas
Para perder a gordura na região do abdômen e ajudar a recuperar a pele dessa região, exercícios físicos são essenciais, principalmente os com foco na região abdominal e os exercícios aeróbicos, que ajudam na perda de peso de maneira saudável, ajudando a manter a flexibilidade da pele.
3. Manter hábitos saudáveis
Se manter bem hidratado, parar de fumar e ter momentos de descanso são mais do que aliados na prevenção e recuperação da flacidez na barriga, são muito importantes também para que o corpo tenha uma recuperação saudável após os exercícios.
4. Evitar a variação de peso
O chamado “efeito sanfona”, quando há um aumento e diminuição constante de peso, pode atrapalhar na qualidade da pele da região do abdômen, que está frequentemente sendo distendida e relaxada, ação que influencia no surgimento da flacidez e estrias;
5. Realizar procedimentos dermatológicos
Muitas vezes, a flacidez não pode ser revertida apenas com exercícios e ajustes na alimentação, sendo necessário o investimento em um tratamento dermatológico para que a pele da região recupere a elasticidade.
Melhores tratamentos dermatológicos para a flacidez na barriga
Quando se fala sobre flacidez na barriga, há alguns tratamentos dermatológicos que podem auxiliar no fortalecimento da pele da região, como o CM Slim, Coolsculping, Ultherapy e os bioestimuladores de colágeno, como Sculptra e o Radiesse.
O CM Slim é um tratamento dermatológico que auxilia na tonificação dos músculos do corpo e pode ser um procedimento eficiente para a região abdominal, pois intensifica e agiliza os resultados que podem ser obtidos por meio de exercícios de fortalecimento e definição muscular, ajudando a combater a flacidez na barriga quando há flacidez muscular envolvida do processo. O Cm Slim é um grande aliado também no tratamento da diástase abdominal pós parto.
Além do CM Slim, outro aliado no combate à flacidez na barriga é o Coolsculpting, uma técnica não invasiva, que por meio de um equipamento desenvolvido em Harvard, elimina as células de gordura através do frio. Ele congela e destrói as células de gordura reduzindo em até 27% a gordura localizada. Um dos pontos positivos desse tipo de tratamento é que apresenta resultados eficientes para a eliminação da gordura pinçável da barriga, mas de forma segura e sem cortes.
O Ultherapy e os bioestimuladores de colágeno irão agir na superfície da pele com o objetivo de aumentar a quantidade e qualidade do colágeno no local tratado. O Ultherapy é um equipamento de ultrassom microfocado pioneiro no mercado e os bioestimuladores são substâncias injetáveis, 100% reabsorvíveis que quando corretamente aplicados, geram efeitos muito bonitos de redução da flacidez abdominal. Esse tipo de tratamento começa a demonstrar resultados após 3 meses da aplicação.
Para saber qual tratamento é adequado para o seu caso é fundamental que você passe por uma avaliação multiprofissional. Uma equipe responsável e qualificada é essencial para que o seu tratamento seja seguro e eficaz. Agende uma consulta para entender melhor sobre os tratamentos e como podemos ajudar.