manchas na pele

Manchas na Pele - 4 Incríveis tratamentos dermatológicos

As manchas na pele possuem muitas causas, e em podem ser um sinal de alerta. Acompanhe o texto a seguir e saiba mais sobre os seus tratamentos.

As manchas na pele são derivadas de alterações no organismo, e possuem muitos fatores como possíveis causas. As manchas na pele podem ser classificadas em benignas e malignas.

É de extrema importância o monitoramento contínuo de crescimento das manchas pois muitas vezes podem indicar o aparecimento de doenças mais sérias e graves, para isso o acompanhamento de um dermatologista é indispensável.

Acompanhe este infográfico e saiba mais os tipos, principais causas e possíveis medidas terapêuticas para a condição de manchas na pele.

manchas na pele cta

O que são manchas na pele?

As manchas na pele são caracterizadas por alterações na pigmentação da pele, devido ao aumento da melanina, que é uma proteína que atua na coloração natural da pele, que é produzido através de uma célula denominada melanócito.

As manchas na pele podem se apresentar como um problema estético ou indicar problemas e riscos mais sérios, elas podem se apresentar com colorações variadas e são classificadas em:

  • Hipercromia: Manchas com tonalidade mais escurecida.
  • Hipocromia: Manchas na pele com coloração mais clara.

As manchas na pele podem ser divididas em alguns tipos, que abordaremos mais adiante.

Quais são as causas de manchas na pele?

Como já mencionado anteriormente as manchas na pele podem ter diversas causas e fatores que influenciam para que haja seu aparecimento, as principais causas podem ser descritas como:

  • Micoses;
  • Predisposição decorrente de fatores genéticos;
  • Envelhecimento e falta de cuidados com a pele;
  • Alta exposição a radiação solar (UV) sem o uso de proteção;
  • Decorrentes de doenças autoimunes;
  • Uso de alguns medicamentos;
  • Reações de hipersensibilidade (alergias);
  • Acne;
  • Diabetes.

Quais os tipos de manchas na pele que podem ser perigosas?

As manchas na pele podem ser classificadas em benignas ou malignas, para isso é importante o correto diagnóstico feito por um especialista a respeito do tipo de mancha encontrada.

As manchas na pele mais comumente observadas são os melasmas, que são causados na maior parte dos casos pela exposição solar, menopausa, andropausa, uso de anticoncepcionais e gravidez.

Porém existem situações que não são observadas de forma tão rotineira onde a presença de manchas na pele podem indicar um sinal de alerta. Dentre os principais tipos de manchas na pele temos:

  • Melanoma: são manchas na pele caracterizadas por formas irregulares, tamanho e cor variável, e pode ser um indicativo para câncer de pele.
  • Melanose solar: aparece em regiões específicas do corpo e tem como principal causa a exposição solar. Efélides: são manchas desenvolvidas através da herança de características genéticas, são popularmente conhecidas como sardas.
  • Hiperpigmentação pós inflamatória: manchas na pele que se desenvolvem por consequência de processos inflamatórios, como a presença de espinhas e cravos decorrentes da acne e oleosidade.
  • Cloasma: melasma presente durante a gravidez devido a alterações hormonais presentes no período gestacional.

agende sua consulta

Quais os tratamentos indicados para manchas na pele?

Para definir o melhor tratamento é necessário o correto diagnóstico do tipo de manchas na pele e levar em conta a necessidade individual de cada cliente. Existem algumas técnicas e cosméticos que podem ser utilizados com o objetivo de promover a regressão dessas manchas, são eles:

  • Uso de cremes dermocosméticos e produtos com ação clareadora que possuam em sua formulação contendo ácido retinóico, vitamina C ou outros ativos, e pode ser um auxiliar junto ao uso de protetor solar.
  • Microagulhamento: promovendo a renovação celular através da melhor absorção de substâncias pela pele.
  • Peeling: podem ser feitos alguns tipos de peelings como o químico, porcelana e diamante, ambos possuem o mesmo objetivo de descamação de células mortas da pele e renovação celular garantindo para a pele um aspecto mais uniforme e liso.
  • Laser: uso de níveis pequenos de luz nas regiões onde contém manchas, desde as superficiais até as que se localizam em camadas mais profundas da pele.

Em casos onde a presença de manchas na pele são de cunho maligno, o tratamento indicado pode ser feito com a realização de cirurgias, terapia com uso de radiação e utilização de fármacos como forma de terapia.

Conclusão:

As manchas na pele possuem excelentes alternativas para seu tratamento, porém os resultados são observados somente após algumas sessões da técnica ou uso constante dos produtos cosméticos.

Para determinar qual o melhor tratamento para as manchas na pele, deve ser feita uma análise e determinação da categoria da mancha de acordo com suas características.

Na Clínica Hofbauer esse diagnóstico preciso é feito por dermatologistas, que se preocupam com a saúde integral e visam o melhor atendimento de seus pacientes. Venha nos conhecer, marque uma consulta.

Infográfico

Agende sua
consulta
Entre em contato conosco pelo link abaixo
Clínica Hofbauer - Dermatologia em São Paulo
Localização
R. Mato Grosso, 306, cj 514, Higienópolis, São Paulo.
Horário de Funcionamento
Segunda à Sexta: 08h00 às 20h00
Contato
(+55 11) 4323-2969
(+55 11) 4323-2964
(+55 11) 2114-6220
(+55 11) 94368-3477

© 2022 Clínica Hofbauer / São Paulo - SP - Fone: (11) 4323-2969.
Responsável Técnico: Dr. Paulo Roberto Gonçalves Parra - CRM 129.381
Razão social: Dermah, excelência em dermatologia LTDA - CNPJ: 15.523.229/0001-88

Site desenvolvido e otimizado por Glogs - Agência Digital 

Esse site segue as normas do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina