queda de cabelo

Queda de Cabelo - o que pode ser? Veja o que fazer passo-a-passo

A queda de cabelo pode ser causada por diversos fatores. Acompanhe este artigo e conheça suas causas e tratamentos.

A queda de cabelo ou também denominada em sua forma médica como alopecia vem causando muitas preocupações em seus portadores e tem uma relação direta com a autoestima dos pacientes.

Existem diversas dúvidas a respeito de sua origem, e são muitos os possíveis fatores que podem ser listados como causadores desta condição. A seguir abordaremos tudo sobre a queda de cabelo e seus possíveis causadores.

queda de cabelo 3

O que é e como ocorre a queda de cabelo?

A condição médica alopecia, também nomeada de forma simplificada como queda de cabelo, ocorre quando observa-se a ausência de grande quantidade de cabelo ou contínua queda.

Geralmente é uma condição diagnosticada pela própria pessoa, e pode ocorrer em ambos os gêneros, sendo mais predominante no sexo masculino. Costumam se apresentar na maior parte dos casos de forma local na região da cabeça, porém pode acometer também outras partes do corpo de forma expandida.

A queda de cabelo pode ser dividida em alguns tipos, os mesmos podem ser classificados em:

Alopecia androgenética

É a queda de cabelo causada exclusivamente por fatores determinantes genéticos, caracterizado pelo afinamento dos fios com o passar do tempo, podendo se manifestar a partir da adolescência ou na fase mais avançada em adultos.

Alopecia areata

Queda de cabelo que pode ter origem genética ou devido a alterações do sistema imune, caracterizando uma condição autoimune. Atinge áreas específicas como o couro cabeludo, cílios, sobrancelhas e barba.

Alopecia Frontal Fibrosante

Ocorre a queda de cabelo de maneira irreversível, ou seja, não possui tratamento principalmente na região frontal do couro cabeludo.

Quais podem ser as causas da queda de cabelo?

A queda de cabelo possui diversas causas, o ideal é que haja um acompanhamento com um dermatologista de confiança para identificação do possível causador. Dentre as principais causas da queda de cabelo podemos destacar:

• Alterações hormonais: o período durante e após a gravidez pode fazer com que haja queda de cabelo, assim como a utilização excessiva de anticoncepcionais e período de menopausa e andropausa.
  • Estresse: além de afetar seriamente a saúde mental e física também interfere na saúde capilar.
  • Alimentação pobre em nutrientes: a falta de alguns nutrientes e vitaminas como A e C podem causar uma maior queda de cabelo.
  • Anemia: a falta do mineral ferro no corpo pode desencadear um aumento na quantidade de fios de cabelo perdidos.
  • Medicamentos: algumas classes medicamentosas como os antidepressivos podem conter em sua bula o efeito colateral de queda de cabelo.
  • Genética: ambos os genes do pai e da mãe possuem um papel definitivo na manifestação da condição.
  • COVID-19: apesar de ser um assunto mais atual, a doença viral também pode ter como um de seus efeitos colaterais a queda excessiva de cabelo.
  • Doenças: algumas outras doenças como sífilis, hipotireoidismo, lúpus, entre tantas outras podem ser causadores da alopecia.

O que fazer para tratar e conter a queda de cabelo?

Para tratar a queda de cabelo primeiramente é necessário o conhecimento a respeito da sua causa, posteriormente será determinado o melhor método para ser usado como forma terapêutica. Podem ser utilizados:

Melhora da alimentação com ingestão de alimentos ricos em minerais, vitaminas e proteínas.

Aplicação de transplantes ou implantes capilares de forma cirúrgica, que são utilizados principalmente em casos onde a reversão não é possível.

Utilização de camuflagem cosmética para disfarçar os locais onde a queda de cabelo se manifesta deixando buracos.

Uso de fármacos, para a queda de cabelo costumam ser indicados o uso de Minoxidil (mais indicado na maior parte dos casos), Finasterida e Espironolactona.

Como evitar a queda de cabelo?

Algumas medidas podem ser adotadas para evitar ou retardar a queda de cabelo, a lavagem de cabelo de forma regular, utilização de produtos próprios antiqueda, evitar a realização de procedimentos químicos no cabelo, manter bons hábitos alimentares e um bom estilo de vida são algumas das recomendações para evitar essa condição.

Conclusão:

Pudemos ver que a queda de cabelo pode afetar diretamente a autoestima de seus portadores, visto que é caracterizada por uma perda de grande quantidade de fios de cabelo. Pode ser dividida em três tipos e muitas vezes podem ser irreversíveis.

O diagnóstico correto e a definição da causa da queda de cabelo são de extrema importância para analisar o tipo da doença e definir o melhor tratamento. Para isso, ter um médico dermatologista de confiança é essencial.

A Clínica Hofbauer possui profissionais que atuam de forma a atender as necessidades dos pacientes visando sempre a melhora da saúde e autoestima. Venha conhecer nossas especialidades e procedimentos, agende sua consulta.

Infográfico