Preenchimento Labial: Como é feito, quanto dura e quais cuidados tomar?
Procedimento muito famoso, o preenchimento labial tem sido escolha de diversas pessoas, mas antes de fazer, é bom entender como funciona.
O preenchimento labial tem se tornado cada dia mais conhecido graças a diversas celebridades que realizam o procedimento e ganham lábios mais cheios e bem delineados. Além da questão estética, essa técnica também é bastante procurada por mulheres com idade avançada, buscando tornar a aparência da boca mais jovial.
Com o aumento do desejo de muitas pessoas por melhorarem seus lábios, a procura do procedimento vem aumentando e o preenchimento labial tem se popularizado e se tornado mais acessível, possibilitando que qualquer pessoa possa conquistar o sonho de tornar os lábios mais bonitos ou rejuvenescidos.
Entretanto, como qualquer intervenção clínica, o preenchimento labial é um procedimento médico, que possui durabilidade, contraindicações e cuidados que devem ser tomados após o cliente sair do consultório.
Por isso, é importante conhecer mais sobre o preenchimento labial, como é realizado, quanto tempo dura ou em quanto tempo pode ser reaplicado e como manter o efeito desejado de forma saudável. Saiba mais!
O que é o preenchimento labial e para quem é indicado?
Com foco em auxiliar pessoas que tenham pouco volume, flacidez, perda de definição ou assimetria nos lábios, o preenchimento labial é uma intervenção estética em que uma substância específica, de fácil absorção e maleabilidade, é inserida por meio de agulha no interior dos lábios para que pareçam mais carnudos e aperfeiçoem o seu formato.
Devido à substância utilizada ser suave e maleável, integra-se de forma natural aos lábios de modo que não é perceptível ao toque, como um beijo, ou ao comer.
Comumente, o preenchimento labial é procurado no intuito de aumentar o tamanho dos lábios, mas esse procedimento é bastante versátil, sendo eficaz para outros fins, como:
- Realçar o contorno dos lábios;
- Ressaltar a pequena depressão presente no centro do lábio superior;
- Intensificar a hidratação labial;
- Recuperar a estrutura labial fornecendo sustentação por meio de volume.
É recomendável que o preenchimento labial não seja feito antes dos 18 anos, visto que a partir dessa idade a face tem seu desenvolvimento e crescimento finalizados e dessa maneira o tratamento é feito com mais segurança e eficácia.
Além da idade, o preenchimento labial também possui outras restrições, não sendo permitida a aplicação em pacientes que:
- Estejam grávidas;
- Possuam doenças autoimunes ativas (não compensadas);
- Tenham herpes ou feridas labiais ativas no momento da aplicação;
- Sejam pacientes em tratamento contra o câncer (quimioterapia e radioterapia).
Por conta das contraindicações, antes de realizar o preenchimento labial, é importante passar por uma avaliação médica, para que tudo ocorra como o planejado.
Como é feito o procedimento de preenchimento labial?
Por conta do lábio ser uma área muito vascularizada, o preenchimento labial deve ser feito por um especialista habilitado após a realização de uma avaliação personalizada. Assim pode-se verificar se não há qualquer restrição para a realização do procedimento.
O procedimento de preenchimento labial é rápido e caracterizado pela inserção da substância específica (ácido hialurônico) por meio de uma microcânula, no lábio superior e inferior. De acordo com a avaliação personalizada e os desejos de cada pessoa, pode-se ressaltar o volume, projeção ou contorno labial. Há ainda o preenchimento que não volumiza, mas somente hidrata os lábios. Após a aplicação, é realizada uma leve massagem para modelar a região e evitar qualquer assimetria.
Nos primeiros dias, pode-se notar um inchaço nos lábios, o que é normal do procedimento e ameniza-se sozinho nos dias seguintes. Nesse período, também podem surgir manchas roxas (pequenos hematomas) na região de aplicação, que tendem a sumir até 15 dias depois da aplicação do preenchimento labial.
Após duas a três semanas, o resultado final do procedimento fica visível. Mesmo que o resultado não tenha sido o esperado, caso deseje mais volume, deve-se esperar um mês após o primeiro preenchimento para realizar a seguinte, e apenas posteriormente a avaliação e liberação do médico responsável.
Como não é considerado intervenção cirúrgica, o preenchimento labial não necessita de internação hospitalar, geralmente ocorre na clínica dermatológica e logo após o fim do procedimento, o paciente tem alta e pode ir para casa.
Quanto tempo dura o efeito do preenchimento labial?
Como qualquer procedimento estético não cirúrgico, o preenchimento labial não é um procedimento permanente, tendo, inclusive, um prazo de duração por aplicação, que costuma variar entre 18 a 12 meses, dependendo do caso de cada paciente.
Após esse período, caso queira manter os lábios como anteriormente, é necessário submeter-se a uma nova aplicação.
O lado positivo é que, em casos de arrependimento, é possível retornar ao formato de lábio anterior ao preenchimento labial por meio da aplicação de uma enzima chamada hialuronidase. Mas quando o procedimento é feito de maneira personalizada, com material adequado e por um dermatologista experiente, as taxas de arrependimento são muito baixas.
6 cuidados principais que você deve ter após o preenchimento labial
Mesmo após o procedimento, para manter os lábios saudáveis e prolongar os efeitos do preenchimento labial, é importante seguir alguns cuidados, como:
- Faça compressas com gelo nos lábios para diminuir o inchaço;
- Evite dormir de bruços por 24 horas;
- Retome atividades físicas apenas no dia seguinte à aplicação;
- Aplique protetor labial durante o dia;
- Use hidratante labial;
- Mantenha visitas constantes ao dermatologista que realizou o procedimento.
O preenchimento labial é um procedimento estético minimamente invasivo e reversível, que tem o intuito de aumentar o volume dos lábios, projetá-los, embelezando e rejuvenescendo a face.
Quando realizado por uma equipe médica experiente, a taxa de complicações é muito baixa, pois é necessário o conhecimento profundo de anatomia e das técnicas mais modernas e seguras de aplicação para que o resultado esperado seja atingido. Para saber mais sobre o preenchimento labial e entender se não há contraindicações para o seu caso, entre em contato e agende uma consulta com uma dermatologista estética especialista e saiba como podemos evidenciar a sua beleza.