sculptra ou radiesse

Sculptra ou Radiesse: Qual o melhor Bioestimulador de Colágeno?

Entenda a diferença entre Sculptra e Radiesse e qual a melhor opção para você.

Com o passar dos anos, o corpo humano diminui a produção de substâncias responsáveis pela manutenção, hidratação e sustentação da pele, o que acarreta o surgimento de sulcos, linhas de expressão e rugas.

Sculptra ou Radiesse

A substância de maior importância para a reconstrução das fibras responsáveis por manter a pele com elasticidade é o colágeno. Como o organismo diminui naturalmente sua produção, uma forma de retardar o surgimento de marcas da idade ou de amenizar as que já existem é o tratamento de bioestimuladores de colágeno, que possui dois tipos: Sculptra e Radiesse.

Estes dois procedimentos ajudam a combater a flacidez cutânea e reduzem as linhas de expressão e rugas de forma natural e progressiva, ou seja, não alteram o formato no rosto. Para entender um pouco mais sobre a Sculptra e a Radiesse e identificar qual desses tratamentos é uma opção melhor de bioestimuladores de colágeno para o seu caso, preparamos esse artigo. Confira!

rejuvenescimento Facial cta

O que é e como funciona a Sculptra?

A Sculptra é um procedimento estético que utiliza ácido poli-L-lático (PLLA) em sua composição. Essa substância é um polímero sintético biocompatível, isso quer dizer que pode ser facilmente absorvido pelo organismo.

Um dos maiores benefícios do tratamento de bioestimuladores por Sculptra é a possibilidade de tratar a flacidez cutânea, tanto facial quanto corporal, através de sua capacidade de reforçar a produção natural de colágeno pelo organismo.

Além disso, a Sculptra também pode corrigir o contorno do rosto e contribuir para um aspecto mais jovial graças a amenização de linhas de expressão.

Sculptra Corporal

O tratamento por Sculptra pode ser utilizado em diversas regiões do organismo, como:

  • Pescoço; Colo;
  • Braços;
  • Abdômen;
  • Coxas;
  • Glúteos;
  • Mão; Rosto.

O procedimento da Sculptra deve ocorrer após uma avaliação dermatológica para tirar todas as dúvidas, entender os pontos de reclamação e se a aplicação de bioestimuladores Sculptra é a melhor opção para o caso. Após essa análise, é realizada a aplicação do produto nas regiões em que há flacidez.

Após 4 semanas da aplicação inicial, já é possível notar os resultados, que possuem uma duração de até 25 meses. O intervalo entre cada sessão deve ser, em média, de 30 dias, mas a quantidade de sessões deve ser avaliada pela dermatologista por ser uma necessidade individual.

O que é e como funciona a Radiesse?

A Radiesse é um estimulador de colágeno produzido a partir de hidroxiapatita de cálcio, uma substância presente no organismo humano, portanto, é naturalmente absorvível.

O tratamento com Radiesse tem como principal função a estimulação de produção de colágeno, mas por ser em formato de gel, também auxilia no preenchimento de regiões do rosto que sofrem com flacidez, possuindo assim, componentes preenchedores.

Por essa sua característica, a aplicação de Radiesse é mais indicada para as seguintes regiões:

  • Bochechas;
  • Queixo;
  • Mandibula;
  • Têmporas.

O procedimento de Radiesse é minimamente invasivo, por isso, pode ser realizado em uma clínica dermatológica e uso de anestésico apenas na região de aplicação, para amenizar qualquer incômodo. Cada sessão dura, em média, 30 minutos, e seu resultado pode ser notado quase imediatamente devido ao seu efeito avolumador.

Por ser uma substância absorvível pelo organismo, a Radiesse possui um período de duração de cerca de 18 meses, sendo necessário repetir o procedimento para manter o resultado.

agende sua consulta

Qual o melhor bioestimulador? Sculptra ou Radiesse?

A bioestimulação de colágeno é bastante eficaz na batalha contra o envelhecimento e perda de elasticidade da pele, e quase sempre surge a dúvida sobre qual destes dois procedimentos mais utilizados é o melhor: Sculptra ou Radiesse?

Vejamos um breve comparativo entre ambos:

Composição do bioestimulador de colágeno

A Sculptra é um tratamento à base de ácido poli-L-láctico, uma substância sintética, mas que o corpo consegue absorver e que tem a capacidade de desencadear uma resposta inflamatória, ocasionando no aumento da produção de colágeno pelo organismo.

Já a Radiesse tem como base um gel com microesferas de hidroxiapatita de cálcio, componente presente no corpo humano, principalmente nos dentes e ossos, mas que também agem como estimulador da produção de colágeno. Para que isso ocorra, as micropartículas de hidroxiapatita atuam como estrutura cutânea, servindo como base para o crescimento do tecido.

Áreas de Bioestimulação

Ambos os tratamentos são utilizados para amenizar sinais da idade nas mãos e no rosto, sendo eficazes para a região dos olhos, boca e nariz.

O tratamento com Sculptra, além de garantir uma pele mais firme devido à estimulação de colágeno, também possui uma alta capacidade de melhorar a luminosidade da pele, deixando-a com mais viço.

A Radiesse, por ser mais viscosa, não é recomendado para áreas em que a pele é mais fina, sendo o mais indicado para regiões em que se deseja maior preenchimento, como têmporas, malar e mandíbula. Também é bastante eficaz no tratamento contra a celulite.

Comparativo de Resultados entre Sculptra e Radiesse

Tanto a Sculptra quanto a Radiesse são tratamentos eficientes na perda de elasticidade e na suavização de rugas, linhas de expressão e sulcos profundos, como os sulcos nasogenianos, mais conhecido como bigode chinês.

Embora ambos os bioestimuladores possuam resultados positivos, o que varia entre eles é a rapidez na percepção dos resultados.

Enquanto a Radiesse possui um resultado mais rápido devido a seu caráter preenchedor, sendo possível notar o resultado imediatamente, os efeitos da Sculptra podem demorar a serem verificados até um mês após a aplicação.

Os resultados da Sculptra permanecem praticamente o dobro do tempo em comparação com a Radiesse. Sendo o bioestimulador mais indicado para auxiliar na suavização de linhas e rugas de expressão, além de melhorar o contorno do rosto.

Duração dos efeitos após a bioestimulação de colágeno

A duração dos resultados, independentemente do tipo de bioestimulador, pode variar muito de pessoa para pessoa, pois fatores como estilo de vida, genética e metabolismo desempenham um papel importante na manutenção dos resultados.

Dos dois bioestimuladores de colágeno, a Sculptra é a que possui mais tempo de duração, podendo notar os resultados das sessões por até 25 meses.

A Radiesse, por ter um efeito mais imediato e função também de preenchimento, tem uma duração mais curta, por volta de 12 a 18 meses. Após esse período, para manter o resultado, é necessário realizar novamente o tratamento.

Tanto a Sculptra quanto a Radiesse são bioestimuladores de colágeno muito eficazes para a manutenção de uma pele mais jovem de forma natural e são realizados através de procedimentos minimamente invasivos, mas definir qual é o melhor depende de uma boa avaliação prévia e apenas uma dermatologista é capaz de indicar adequadamente qual o melhor bioestimulador para seu caso.

Para conhecer mais sobre tratamentos estéticos dermatológicos e descobrir o melhor aliado para realçar sua beleza, agende uma consulta.

Agende sua
consulta
Entre em contato conosco pelo link abaixo
Clínica Hofbauer - Dermatologia em São Paulo
Localização
R. Mato Grosso, 306, cj 514, Higienópolis, São Paulo.
Horário de Funcionamento
Segunda à Sexta: 08h00 às 20h00
Contato
(+55 11) 4323-2969
(+55 11) 4323-2964
(+55 11) 2114-6220
(+55 11) 94368-3477

© 2022 Clínica Hofbauer / São Paulo - SP - Fone: (11) 4323-2969.
Responsável Técnico: Dr. Paulo Roberto Gonçalves Parra - CRM 129.381
Razão social: Dermah, excelência em dermatologia LTDA - CNPJ: 15.523.229/0001-88

Site desenvolvido e otimizado por Glogs - Agência Digital 

Esse site segue as normas do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina