Dermatite Seborreica: Causas, tipos de caspa e hábitos nocivos a evitar
A dermatite seborreica é uma doença considerada comum. Você sabe o que causa a dermatite seborreica e seus tipos? Saiba tudo a respeito neste artigo.
A dermatite seborreica, eczema ou popularmente conhecida como caspa pode atingir regiões da pele como o couro cabeludo, a região do rosto ou outras áreas do corpo que possuem uma grande concentração de glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo e oleosidade.
Apesar de não ser classificada como uma condição grave, a dermatite seborreica pode causar extremo desconforto em seus portadores. É uma doença que pode afetar homens e mulheres em diferentes estágios da vida. A seguir abordaremos as principais informações a respeito da dermatite seborreica.
O que é dermatite seborreica? Quais são suas causas?
A dermatite seborreica é uma doença inflamatória que acomete a pele, pode estar presente em áreas que contêm glândulas sebáceas ou presença elevada de oleosidade.
Geralmente caracterizada pela presença de descamação do local afetado decorrentes do acúmulo de gordura, além de apresentar vermelhidão na pele e causar coceira e desconforto.
Em casos mais graves da doença a região pode se apresentar com aspecto de caroços amarelados ou avermelhados e elevada descamação do local, em casos mais raros pode ocorrer também a queda de cabelo. As causas da dermatite seborreica ainda são muito incertas, porém pode estar relacionada a alguns fatores como:
- Predisposição genética ao desenvolvimento da condição de caspa;
- Estresse ou emoções fortes;
- Excesso de oleosidade no local, decorrentes por exemplo da presença de acne, falta de limpeza ou no caso do couro cabeludo por excesso de química;
- Presença de fungos do gênero Malassezia sp., que se multiplicam no ambiente bom para o seu crescimento;
- Uso de alguns medicamentos que podem estimular o aumento da oleosidade deixando um ambiente favorável para o desenvolvimento de dermatite seborreica;
- Alterações hormonais;
- Alterações de temperatura ou processos alérgicos.
- O diagnóstico da dermatite seborreica é feito normalmente por um médico dermatologista, onde ele analisa a região afetada e seu aspecto, para determinar o tipo de caspa e direcionar o tratamento.
Quais os tipos de caspa?
Assim como mencionado anteriormente, a dermatite seborreica é denominada também como caspa, e essa condição pode ser classificada em dois tipos, sendo eles:
- Caspa Seca: possuem um aspecto fino com coloração variando entre branco e acinzentado.
- Caspa Oleosa: possuem características oleosas com coloração amarelada e a região afetada permanece com aspecto rosado ou avermelhado, geralmente neste tipo os sintomas de coceira são mais evidentes.
Quais os tratamentos indicados para dermatite seborreica?
Não existe um tratamento específico para a dermatite seborreica, porém existem algumas recomendações como:
- Manter um estilo de vida saudável com boa alimentação e ingestão de água;
- Reduzir o estresse e ansiedade;
- Manter bons hábitos de higiene, lavar o cabelo regularmente;
- Evitar o uso contínuo de chapéus, toucas ou bonés;
Evitar o uso excessivo de condicionador pois pode promover o aumento da oleosidade no couro cabeludo.
Porém temos algumas alternativas de tratamentos que podem ser direcionados por um médico dermatologista especializado, são eles:
- Uso de medicamentos como antifúngicos ou corticoides que agem no local afetado diminuindo os sintomas da doença.
- Uso de shampoo anticaspa podendo ter ação adstringentes para redução da oleosidade do couro cabeludo ou função antifúngica, podendo conter alguns componentes como cetoconazol, sulfeto de selênio, ácido salicílico, entre outros.
Quais hábitos agravam a caspa?
Alguns hábitos desenvolvidos por um estilo de vida ou situações rotineiras podem auxiliar no aumento da condição de dermatite seborreica, como por exemplo:
- Tomar banhos muito quentes, auxiliam na maior produção de oleosidade;
- Passar condicionador diretamente na raiz do cabelo ao invés das pontas;
- Usar shampoos comuns que não possuem ação anticaspa;
- Uso excessivo de produtos químicos em procedimentos capilares estimulam a maior descamação da pele;
- Excesso de alimentos com alto teor lipídico (gorduras) na alimentação;
- Uso excessivo de secador a altas temperaturas.
Conclusão:
A dermatite seborreica pode ser motivo de desconforto e se apresenta através de extensas descamações da pele devido ao excesso de oleosidade. Muitos fatores podem ser considerados possíveis causadores dessa condição, em especial a proliferação de fungos Malassezia sp.
Alguns hábitos podem colaborar para o agravamento da doença, aumentando a oleosidade e descamação e para que a dermatite seborreica seja controlada é necessário o direcionamento de um tratamento.
A presença de um médico dermatologista é necessária para que o diagnóstico seja feito, e conforme o acompanhamento de rotina com o paciente, seja estipulado a melhor escolha de intervenção terapêutica.
A Clínica Hofbauer se importa com o bem estar de seus pacientes e visa promover o atendimento e tratamentos de qualidade para os pacientes. Venha nos conhecer, agende sua consulta.