Microagulhamento para Melasma: O que é e onde fazer em São Paulo
Você conhece a técnica de microagulhamento? Acompanhe este artigo e saiba como ela age no tratamento do melasma.
O melasma é uma condição benigna caracterizada pelo aparecimento de manchas escuras de diferentes tamanhos na pele, podendo se manifestar na região facial e em outras áreas do corpo.
O aparecimento do melasma pode ter várias causas, dentre elas, alterações hormonais, exposição solar e características genéticas. Seu desenvolvimento ocorre através da produção desenfreada de melanina, responsável pela pigmentação da pele, e pode se apresentar de forma superficial, profunda ou mista.
O diagnóstico e tratamento do melasma são feitos por médicos dermatologistas. Uma das alternativas para a redução das manchas é a aplicação do procedimento de microagulhamento para melasma. A seguir abordaremos as principais informações a respeito desta técnica.
O que é o procedimento de microagulhamento?
A técnica de microagulhamento é um procedimento que aumenta a produção de colágeno na pele e promove o relaxamento muscular através da indução a vasodilatação, dando um aspecto mais firme, rejuvenescido e uniforme.
Pode também ser utilizada para o tratamento de algumas condições como:
- Rugas e linhas de expressão;
- Flacidez da pele;
- Marcas e cicatrizes causadas pela acne;
- Tratamento de alguns tipos de alopecia (queda de cabelo);
- Diminuição da pigmentação de manchas como o melasma.
O procedimento de microagulhamento pode ser contraindicado em casos onde o paciente apresente apresente condições relacionadas a:
- Problemas de circulação sanguínea;
- Pacientes que fazem o uso de medicamentos com efeito anticoagulante;
- Doenças de pele ativas como lúpus e vitiligo;
- Imunossupressão;
- Presença de infecções no local de aplicação como herpes.
Como é feito o microagulhamento para melasma?
O uso do microagulhamento para melasma consiste em um tratamento rápido e minimamente invasivo, que possui um período curto de recuperação e resultados visíveis desde a primeira sessão.
Antes da aplicação da técnica é importante que seja realizada uma limpeza de pele para retirada de resíduos e aplicação de anestésico em forma de creme. O procedimento consiste em pequenas perfurações no local que estimulam a circulação sanguínea e formação de proteínas colágenas e maior penetração de ativos na pele.
A técnica é realizada por aparelhos conhecidos como dermapen e dermaroller que contêm agulhas de aço cirúrgico de fino calibre, geralmente entre 0.3 e 2.5 mm, sendo recomendadas as menores para evitar que haja uma aplicação em uma profundidade maior que possa acarretar no desenvolvimento de inflamação ou infecção.
Quantas sessões de microagulhamento para melasma são necessárias?
O número total de sessões pode ser definido pelo seu dermatologista de confiança, dependendo da complexidade. Em média são recomendadas pelo menos três sessões aguardando o intervalo em média de 1 mês.
O tempo de aplicação de cada sessão costuma ser rápido, o procedimento leva cerca de 40 minutos para ser realizado.
Após os primeiros 15 dias de início do tratamento já é possível observar o aparecimento dos resultados, porém após 3 meses o colágeno já estará produzido em grande quantidade, facilitando a visibilidade dos resultados e grande melhora do aspecto da pele.
A duração dos efeitos do procedimento podem variar de acordo com o próprio organismo do paciente e os cuidados realizados de maneira correta, porém podem permanecer em média durante 8 meses.
Quanto custa o microagulhamento para melasma?
Os valores do procedimento podem variar de acordo com a área a ser aplicada e necessidade de cada paciente. Em média, as clínicas que oferecem o procedimento de microagulhamento para melasma costumam estabelecer uma média de R$400,00 por sessão.
Onde realizar microagulhamento para melasma em São Paulo?
Por ser um procedimento que envolve o uso de aparelhos específicos e cremes anestésicos, o microagulhamento para melasma deve ser realizado por profissionais competentes e devidamente habilitados.
Na cidade de São Paulo, a técnica de microagulhamento para melasma pode ser oferecida em clínicas estéticas e em clínicas dermatológicas, focadas no tratamento das condições presentes na pele e melhora na autoestima de seus clientes.
Conclusão:
Como vimos anteriormente o procedimento de microagulhamento pode ser utilizado no tratamento de algumas condições que acometem a pele e melhora do seu aspecto, em especial podendo ser utilizado para redução das manchas de melasma.
Para saber se você está apto para realização do procedimento é recomendado que seja feita uma avaliação médica, com um médico dermatologista de sua preferência, para que ele analise e direcione para o tratamento correto.
A Clínica Hofbauer tem como objetivo oferecer os melhores serviços para ressaltar a beleza natural e elevar a autoestima de seus pacientes. Tem interesse em realizar o microagulhamento para melasma? Venha nos conhecer, agende já a sua avaliação.